A carta.


Havia muitos papéis em minha volta.
Tudo aquilo que os humanos consomem e acabam por transformar em lixo.
Em uma mesa a céu aberto num parque da cidade, um rapaz escrevia, escrevia, escrevia...
Já estava ali sentado há mais de duas horas, pensativo e despretensioso.
Cheguei mais perto e em um de meus movimentos bruscos sua folha juntou-se as inúmeras outras, fazendo o rapaz correr atrás.
Sua folha pousou numa poça de água e ali então ele deixou e foi embora dando uma ultima olhada ao papel molhado.

Aquela carta me chamou atenção. Não por ser uma carta, mas por ver a dedicação do rapaz em escrever, fixado e pensativo.
Imaginei que teria algo interessante.
Ela era intitulada:

“Sabe quando...”

“... você me deu a vida?
Eu não sabia o quanto ia ser difícil, mas também muito prazeroso.

...eu me lambuzei de catchup na feira comendo pastel?
Fiquei sujo sim, mas não sabe o quanto me deliciei!

...quando você veio me visitar quando eu ainda era pequeno?
Você era minha estranha-conhecida.

...sabe quando você me deixou longe de tudo com ela?
Eu sofri, o quanto já não lembro, já se passou tanto tempo.

... você lutou por mim e me trouxe pra perto?
Eu disse que não gostava de você. Eu era pequeno e não entendia. Hoje entendo e digo que na verdade eu amava.

...eu entrei pela primeira vez naquele avião?
Eu me sentia alguém importante, achei a coisa mais incrível do mundo.

...pisei nessa terra fria de telhados brancos?
Perguntava-me em que planeta eu estava.

...recebi seu abraço apertado e senti seu cheiro?
Eu estava começando a aprender o que era ter-te como mãe.

...eu aprontava e te deixava nervosa, de cabelo em pé?
Doía apanhar, mas eu era só criança, entende?

...você duvidou de mim?
Hoje eu sei o que você queria dizer.

...quando voltei pro calor desse lugar?
Senti medo, muito medo.

...duvidou de minha capacidade?
Hoje te mostrei que você estava errada e você provou disso.

...sinto o cheiro da infância?
Tenho vontade de viver tudo de novo e também consertar alguns erros cometidos.

...você foi embora?
Eu chorei muito, muito, apesar de tudo.

...te vi tocando piano?
Você estava linda, a única coisa que conseguia enxergar, a única coisa que me importava e me importou durante vários anos.

...estávamos no parque?
Eu lembro até hoje como te chamei.

...eu dizia te amo?
Era de verdade. Eu poderia não entender seu significado real, mas dentro de mim era verdadeiro. Você não acreditou...

...eu fiz tanta coisa fingindo ser pra Deus?
Era na verdade tudo por você. Se tentar buscar a felicidade é/foi pecado, eu vou pro inferno arrependido, porque hoje, vejo que você não mereceu as palavras ditas.

...eu me decepcionava com alguém e com os sentimentos?
Eu chorava deitado na cama durante a noite, sem ninguém saber.

...eu prometia não ser mais bobo de ninguém e não acreditar muito ao que diziam?
Eu tornava sempre a cometer o mesmo erro e ainda cometo. Esse é o bem e mal.

...me questionava sobre bem e mal?
Sempre tive em mente que é tudo parte de um equilíbrio: sem o mal o bem não existe e vice e versa, assim como tudo aquilo que há contraste. Óbvio não?!

...tu me perguntou que horas era?
Eu te achei um cabeçudo ridículo. Hoje és meu melhor amigo.

...tomei meu primeiro porre?
Nunca pensei que acordar no outro dia seria tão ruim, mas eu ri muito, estava com a companhia certa, valeu a pena!

...eu brigava com você por não cumprir suas obrigações?
É porque não imagina o quanto precisei de você!

...sabe quando cruzei o estado pra te conhecer?
Mal sabia eu, nem você o tamanho do carinho e amor incondicional que estaria por surgir.

...comecei a conviver mais com as pessoas?
Eu passei a compreender o quanto nós representamos perante a vida: nada.
Não somos nada daquilo que comemos ou compramos e sim aquilo que sentimos. Somos seres vulneráveis a própria espécie.
Infelizmente muitos se orgulham.

...quando agente busca a felicidade?
As vezes penso que encontrei em você mulher, que lê isto.

Sabe o que é ser feliz?
É rir, chorar, pensar, sentir tudo aquilo que te faz e fez bem.
É rir e chorar com amigos, sentir saudades de alguém, gritar de alegria.
É sempre mudar, mudar as cores, sabores.
Mudar os caminhos, fazer diferentes escolhas sem medo.
Amar!

Sabe o que é não ser feliz?
Guardar magoa, rancor, sofrimento e tristeza dentro do peito.
É não saber perdoar, ser perdoa, não saber ouvir e nem falar.
É ficar esperando que a vida faça por você, sendo que você é quem tem que fazer pela vida, pela sua vida.

...eu digo sobre ser feliz e não ser feliz?
É porque eu sei ser um pouco dos dois, lembra do bem e mal?

...eu pensei em escrever isto?
Eu pensei em falar um pouco sobre tudo que já...”


Obviamente a carta estava inacabada.
Não sabia dizer o que eu senti depois de lê-la.
Era algo tão verdadeiro como eu gostaria que todos fossem.
Palavras simples o compunham, mas sei que havia grande valor e significado, pelo simples fato de alguém querer transmiti-la.

Descobri onde o rapaz morava. Não era muito distante da praça.
Estava sentado em sua cama ouvindo musica, com sua janela aberta.
Então sequei a folha e o fiz entrar em seu quarto caindo ao chão.
A folha continuava amassada, porem com um recado deixado por mim.

“Por favor termine...” .


(TANIMOTO, Elam)

3 comentários:

Ficou lindo, como tudo que você escreve! Profundo, mais profundo a cada poema!
Você é uma pessoa maravilhosa e é muito bom que você divida aqui suas idéias com os outros.

Só não vou falar "parabéns", porque você pode ficar convencido demais! xD

Tudo de bom, Elam!!!

 

Sou sua fã!!

 

Li novamente o texto e achei mais lindo ainda, principalmente uma parte em específico! :) lindo lindo

 

Postar um comentário

Páginas